quarta-feira, 31 de julho de 2013

Ponte da Vida


Coreia do sul
A Revista Exame.com  na edição de 30 de julho, publicou uma ação da empresa Samsung que merece todo apoio e divulgação que puder ser dada.


Uma campanha publicitária premiada em Cannes ajudou a reverter uma trágica situação da Coréia do Sul, onde a taxa de suicídio é uma das mais altas da OCDE.

A ponte Mapo, na capital Seul, é o lugar onde mais pessoas se jogam, sendo responsável por 108 mortes nos últimos 5 anos.

Na tentativa de reverter essa situação e se promover como uma marca que salva vidas, o Seguro Samsung apostou em uma solução criativa com a orientação de Psicólogos e ativistas da prevenção ao suicídio.

Contrariando até mesmo as decisões da prefeitura que queria subir um muro no local ou fechar a ponte, eles instalaram lâmpadas com sensores e mensagens que eram acesas acompanhando o caminhar das pessoas, com frases que procuravam evitar esse ato extremo.

“ Vá ver as pessoas de quem você sente saudade”, “Os melhores momentos da sua vida ainda estão por vir”, “Como você gostaria de ser lembrado?” Eram algumas das frases que foram colocadas.

A agência Cheil Worldwide foi a responsável por essa instalação que contou com 124 trabalhadores, 2200 luzes de LED e sensores numa extensão de 2,2 Km e um ano e meio para ser feita.

Tudo isso resultou em apenas 4 meses, numa queda de 85% no número de suicídios em 2012, conforme informou o Cannes Lion que premiou o projeto.

São ações criativas como essa que transformam o local mais mortal do território sul-coreano em Ponte da Vida.


terça-feira, 30 de julho de 2013

Amados farofeiros

Todas as vezes que nossa família se reúne, a conversa surge animada e vai se estendendo com as lembranças de situações que nós vivemos e que cada um relembra um ou outro detalhe.

São os tios, tias, primos e primas e muita risada lembrando cada lugar ou situação que nós passamos juntos. Sim, porque aonde ia um, todos iam também. E se os pais não podiam acompanhar, os sobrinhos eram levados pelos tios.

Bertioga, Perequê, Juquehy, Guaraú e Gato Preto. Esse é histórico. É um vilarejo, próximo a São Paulo, aproximadamente uns 30 km, que tinha uma vila de operários onde nosso tio foi morar por motivos de trabalho.

Imagine um grupo de crianças, criadas no litoral paulista, desbravando um lugar de clima frio, convivendo com horta, moedor de cana, telefone de manivela, galinhas e patos, árvores frutíferas e um bosque com morangos silvestres e uma linha de trem!!! Tudo era aventura.... Isso tudo na década de 70. Faz tempo!!!

Nesse último final de semana nós nos encontramos, e mais uma vez rimos com vontade lembrando um passeio ao Perequê, praia do litoral de São Paulo, vizinha de Guarujá, quando ao chegar ao rancho onde iríamos passar o dia, ninguém encontrava a chave do local. Resumindo, alguém colocou a chave no saquinho da verdura. Coisas de farofeiro.....

E como eu havia prometido quero postar aqui algumas fotos prá vocês conhecerem esse bando de malucos que é a minha família.

                       Praia do Perequê, reunidos em frente ao rancho.





Gato Preto. Essa é uma parte do


 bando junto aos pés de fruta.




















E como essa vida é cheia de sincronias, comentando com minha filha sobre o assunto ela me contou sobre uma reportagem que assistiu na TV Record essa semana, a respeito das Ferrovias do Brasil, e que mostra o Gato Preto.

Tenham paciência e assistam até o final. Confiem, Gato Preto vai aparecer. Infelizmente em ruínas, mas repleto de boas lembranças.

Esse é o meu presente prá vocês, meus queridos farofeiros. Amo Vocês.

OBS. : por uma falha dessa vossa prima aqui, o vídeo saiu numa segunda postagem. Não percam.Vejam a seguir. O trecho sobre o Gato Preto é o último da série apresentada e aparece como Ipero.








O vídeo do Gato Preto

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Participe

Como todos vocês sabem, há aproximadamente três anos, eu fui submetida a um Transplante de Medula, e durante todo esse período de recuperação eu tenho procurado ajudar outras pessoas com a experiência que eu vivi. Essa tem sido a minha bandeira porque além de ser difícil viver a descoberta da doença, a desinformação no assunto aumenta o desamparo diante da situação.

Há pouco tempo eu conheci o Instituto Oncoguia com seu Espaço Cor de Rosa. Eles têm um trabalho fantástico para mulheres com diagnóstico de câncer de mama, informando, orientando e recebendo e doando lenços de cabeça e perucas para quem se encontra em fase de Quimioterapia, com perda dos cabelos.

No Blog Espaço Cor de Rosa, que eles mantém existe um espaço para entrevistas e eu fui convidada para participar relatando a minha história. Se você conhece alguém que pode precisar dessas informações, passe o link para que ela conheça o Oncoguia, o Blog e a minha experiência.


Acredite, você poderá ajudar a divulgar esse trabalho, e principalmente, mostrar o caminho correto para a recuperação dessa pessoa.  
Clique aqui    http://bit.ly/125taMX