terça-feira, 20 de agosto de 2013

Instituto Oncoguia/Espaço Cor de Rosa

Espaço Cor de Rosa
                                                                                
Em 2010 quando eu recebi o diagnóstico de Mieloma Múltiplo, me vi cheia de dúvidas com questões que todas as informações técnicas dadas pela equipe médica responsável pelo meu atendimento, não respondiam.

Sem dúvida, a equipe era extremamente cuidadosa, capacitada e atenciosa, mas o problema era que as minhas questões eram tão simples que todo o conhecimento científico deles era demais para o que eu precisava.  Quer ver?

As pessoas me perguntavam se eu iria fazer cirurgia. Não, isso não estava programado. E era sempre essa a minha resposta, pois pelo meu entendimento, se as minhas dores eram na coluna e ninguém da equipe até aquele momento tinha programado uma cirurgia de coluna para resolver o problema... Então, eu não iria ser operada.

Num belo dia, pela insistência da pergunta eu tentei entender um pouco mais do que é que as pessoas falavam, e, surpresa!!! Cirurgia prá todo mundo era o Transplante de Medula. Total desinformação minha e das pessoas.

Tudo isso gente, prá dizer prá vocês que hoje a Idnéia Monteiro, Priscila Veiga, Ludmila Almeida, Angela Canario, Daiane Fonseca, Elila Waisberg, Virna Soledade e outras, todas pacientes com câncer e que deram seus depoimentos para o Oncoguia/Espaço Cor de Rosa, dariam não só a mim mas a qualquer pessoa que precisar, uma verdadeira aula de tudo o que se passa com um paciente a partir do diagnóstico de câncer.

Se você for uma dessas pessoas ou um familiar, ou até mesmo um amigo de alguém que recebeu o diagnóstico e quiser ajudar, indique o site do Oncoguia e você estará dando um presente importantíssimo para afastar todos os medos, ganhar confiança e não se sentir um ET por ser portador de um câncer. Ah, e além de tudo, você poderá colaborar caso tenha lenços ou perucas que queira doar, pois o Espaço Cor de Rosa faz isso com muito carinho.

Então vá lá, visite o www.oncoguia.org.br   


   


               





quarta-feira, 14 de agosto de 2013

É um assalto!!!


Sorria vc está sendo assaltado












Como vocês já puderam ver pelas postagens e os comentários, as histórias do Tio Toninho não acabam.... E por falar nele, olha só a última que ele me contou.

Num belo dia, o seu Jarró estava trabalhando na frente da sua casa, numa das suas reciclagens, ou será numa das invenções do nosso Profº Pardal? É, porque essa é uma das outras facetas do nosso tio. Mas, enfim, ele estava lixando um baú de madeira, quando viu passar na rua dois pedreiros que trabalhavam numa obra da vizinhança.

De repente, os homens voltaram rapidamente, assustados, pedindo ajuda para ele, pois viram na esquina um menor assaltando com uma arma em punho. E foi aquele corre corre, os homens querendo se esconder para escapar do moleque, e entraram todos na casa do Tio Toninho falando alto e tentando sair da ameaça do assalto.

Nesse momento, a minha tia vendo aqueles homens estranhos entrarem junto com o meu tio naquele alvoroço, gritou lá da cozinha:
“Toninho, o que é isso?”

“É um assalto”, respondeu ele. E a confusão estava formada. Até explicar que o assalto era na rua, foi muito grito, muito ai, ai, ai para ela entender que a ameaça estava do lado de fora.

Esse é o Seu Toninho. Cheio de histórias prá contar até mesmo nas situações mais simples.

Obrigada, meu querido, por fazer do nosso dia a dia esse riso solto que nos faz tão bem.





 Agradeço ao Blog do Kuelho pela imagem cedida.

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Palavrinha Mágica




Palavrinha mágica... Não, não é brincadeira de criança não. Embora tudo isso pareça uma grande brincadeira. Sim, estou falando da Saúde no nosso país. Falando de uma realidade que mais parece ficção, ou uma grande farsa.

É assim, um Faz de conta.  As notícias são publicadas, como se estivesse sendo oferecido pelo governo um tratamento para a população em geral, mas quando você busca esse tratamento, ele some, como num passe de mágica. Um verdadeiro Faz de conta.

Porém, se alguém lança mão do seu Legítimo Direito de recorrer a um tratamento, botando a boca no trombone, através da Imprensa, o remédio aparece, o tratamento se inicia e outras “mágicas” acontecem.

Esse vídeo postado pelo Instituto Oncoguia, no Face book, mostrando uma ação do CQC da TV Bandeirantes, em parceria com o instituto, deixa escancarado esse famoso efeito da palavrinha mágica. Os pacientes dão seu depoimento, fazem suas denúncias e em seguida passam a receber o atendimento a que sempre tiveram direito e buscaram em vão até aquele momento.

Será que alguém consegue explicar por que é que as coisas só funcionam na pressão? Quando é que nós, cidadãos, vamos merecer o respeito como seres humanos que somos, e sermos atendidos nas nossas necessidades sem ter que apelar para os órgãos de imprensa?


Parabéns Oncoguia e CQC pela iniciativa, porque enquanto as coisas só andarem nos empurrões, nós teremos que nos unir para sacudir esse bando de fracos que comandam o Faz de conta.



segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Bailão do Zé que Dança

E se você estava esperando a próxima aventura, aí vai mais uma das

Histórias do Tio Toninho

Dessa vez eu quero contar uma história do Toninho rapaz. Sim, porque ele cresceu e as coisas continuaram a acontecer com ele, sempre de uma forma engraçada, curiosa, cheia de aventura....

Existia na cidade um salão de baile muito concorrido, que era o ponto de encontro da moçada no final de semana. Porém esse salão ficava em cima de uma padaria, o que obrigava todo mundo a subir por uma única escada.


Estava o nosso querido Tio Toninho no Salão de Baile do Zé que Dança, curtindo um bailão, sábado à noite, animado com o movimento, quando de repente começou uma briga. E o salão se agitou, o empurra empurra começou e todos correram para a escada tentando escapar da confusão.

E o tumulto foi aumentando, as pessoas se embolando prá fugir da encrenca, a escada entupindo de gente, quando, de repente, o nosso galã olha pela janela e vê um monte de lenha da padaria empilhado em baixo da janela. 

Ele não pensou duas vezes. Saltou em cima daqueles troncos amontoados, pegou a sua lambreta e saiu ileso de toda aquela confusão.

E essa foi mais uma das aventuras do nosso herói tupiniquim que encanta todos nós com histórias como essa, que encantam, aproximam e divertem todos nós.


Toninho e sua máquina poderosa


Obrigada meu querido, por mais esses 


minutinhos de alegria. 













Agradeço a artupa.blogspot.com e serlegalfc.blogspot.com pelas imagens cedidas

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

A bicicleta da Roda Quadrada

Eu já comentei aqui no blog a respeito da minha família. Mais recentemente no post Amados Farofeiros. E agora eu quero contar prá vocês

AS HISTÓRIAS DO TIO TONINHO

Não se trata de um personagem não. É o meu Tio Toninho mesmo. Aquele que eu mostrei prá vocês na sua primeira viagem de avião (Quanto vale um sonho). Lembram?

Tio Toninho
























Pois é, o Tio Toninho é de uma geração onde criança era criança mesmo. Que muitas vezes fabricava o seu próprio brinquedo ou improvisava, que subia em árvore, comia as frutas no próprio pé, andava descalço na terra, tomava água na torneira, e tinha suas responsabilidades também. (Não, essa das tarefas fica prá depois).

Ele é irmão da minha mãe. O caçula dos homens, de uma família de sete filhos, que  tem suas origens em  Portugal  e Espanha, e  que teve  a sua infância na década de 40.

Justamente por ser o caçula, a diferença de idade com a irmã mais velha era de 12 anos. Tempo suficiente para ele ser um garoto quando ela já estava em fase de namoro. É, naquele tempo se casava cedo demais.

Mas a primeira história do meu querido tio, é a da Bicicleta da Roda Quadrada!?!?...

Apesar de nós estarmos falando de um tempo tão longo, mudam os tempos, mas os costumes permanecem. E lá também, namorado tinha que agradar a família. E principalmente os irmãos mais novos, afinal.....

E foi baseado nisso que o meu pai, candidato a noivo da minha mãe naquela época, quis agradar o futuro cunhado lhe presenteando com uma bicicleta. Não era nova, é verdade, mas prá quem não tinha nenhuma, era um presentão!!!

Não se sabia porém, que faltava uma roda na bicicleta. Como assim? Pois é, como meu pai gostava muito de esportes, participava de algumas corridas, e vinha namorar de bicicleta, a dita cuja não era mais assim uma Brastemp...

Isso não era problema. Mandaram construir uma roda de madeira. Só que ninguém avisou que era quadrada. (Eu falei que a família era de origem Portuguesa).

Foi daí que o meu querido tio teve que, digamos assim, amaciar a roda da bicicleta. Foram tantos trancos e solavancos e bate bate daquela roda pelo chão, pelo mato, pelos caminhos de pedras, que ela acabou ficando redonda. Pode?

Esse é o meu Tio Toninho. Essa é a minha família. Cheia de histórias. Essa é apenas a primeira que eu quero contar prá vocês e mostrar que a minha alegria de viver, o meu encantamento com a vida, vem dessas histórias maravilhosas que eu ouvi ou que eu vivi junto com todos eles.


Aguardem a próxima aventura....