quarta-feira, 31 de julho de 2013

Ponte da Vida


Coreia do sul
A Revista Exame.com  na edição de 30 de julho, publicou uma ação da empresa Samsung que merece todo apoio e divulgação que puder ser dada.


Uma campanha publicitária premiada em Cannes ajudou a reverter uma trágica situação da Coréia do Sul, onde a taxa de suicídio é uma das mais altas da OCDE.

A ponte Mapo, na capital Seul, é o lugar onde mais pessoas se jogam, sendo responsável por 108 mortes nos últimos 5 anos.

Na tentativa de reverter essa situação e se promover como uma marca que salva vidas, o Seguro Samsung apostou em uma solução criativa com a orientação de Psicólogos e ativistas da prevenção ao suicídio.

Contrariando até mesmo as decisões da prefeitura que queria subir um muro no local ou fechar a ponte, eles instalaram lâmpadas com sensores e mensagens que eram acesas acompanhando o caminhar das pessoas, com frases que procuravam evitar esse ato extremo.

“ Vá ver as pessoas de quem você sente saudade”, “Os melhores momentos da sua vida ainda estão por vir”, “Como você gostaria de ser lembrado?” Eram algumas das frases que foram colocadas.

A agência Cheil Worldwide foi a responsável por essa instalação que contou com 124 trabalhadores, 2200 luzes de LED e sensores numa extensão de 2,2 Km e um ano e meio para ser feita.

Tudo isso resultou em apenas 4 meses, numa queda de 85% no número de suicídios em 2012, conforme informou o Cannes Lion que premiou o projeto.

São ações criativas como essa que transformam o local mais mortal do território sul-coreano em Ponte da Vida.


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