A Revista
Exame.com na edição de 30 de julho,
publicou uma ação da empresa Samsung que merece todo apoio e divulgação que
puder ser dada.
Uma campanha
publicitária premiada em Cannes ajudou a reverter uma trágica situação da
Coréia do Sul, onde a taxa de suicídio é uma das mais altas da OCDE.
A ponte Mapo,
na capital Seul, é o lugar onde mais pessoas se jogam, sendo responsável por
108 mortes nos últimos 5 anos.
Na tentativa
de reverter essa situação e se promover como uma marca que salva vidas, o
Seguro Samsung apostou em uma solução criativa com a orientação de Psicólogos e
ativistas da prevenção ao suicídio.
Contrariando
até mesmo as decisões da prefeitura que queria subir um muro no local ou fechar
a ponte, eles instalaram lâmpadas com sensores e mensagens que eram acesas
acompanhando o caminhar das pessoas, com frases que procuravam evitar esse ato
extremo.
“ Vá ver as
pessoas de quem você sente saudade”, “Os melhores momentos da sua vida ainda
estão por vir”, “Como você gostaria de ser lembrado?” Eram algumas das frases
que foram colocadas.
A agência
Cheil Worldwide foi a responsável por essa instalação que contou com 124
trabalhadores, 2200 luzes de LED e sensores numa extensão de 2,2 Km e um ano e
meio para ser feita.
Tudo isso
resultou em apenas 4 meses, numa queda de 85% no número de suicídios em 2012,
conforme informou o Cannes Lion que premiou o projeto.
São ações
criativas como essa que transformam o local mais mortal do território
sul-coreano em Ponte da Vida.
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