sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Senta que lá vem história


Eu falei de Transplante de Medula Óssea, de dores que me impediram de prosseguir com minhas atividades, da minha recuperação cada vez maior atualmente, mas não disse o porquê de tudo isso.

Depois de um período de, aproximadamente 2 anos, tratando uma suposta hérnia de disco, fui internada e “virada do avesso” para descobrirem que a dor que já dificultava até mesmo a minha respiração, era causada por um Mieloma Múltiplo.

Por que é que eu estou voltando nesse assunto agora? Porque quando você vê a quantidade de pessoas sofrendo com essa doença, e até mesmo alguns médicos desconhecendo esse mal, é impossível ficar calada, principalmente quando você tem um final feliz pra contar e encorajar aqueles que precisam.

Mieloma Múltiplo é um tipo de câncer que atinge os ossos e causa microfraturas que são responsáveis por todas as dores que o paciente se queixa. Seu diagnóstico é feito a partir de um exame de sangue ou de urina, e o tratamento é acompanhado por um médico Hematologista. São aplicações de Quimioterapia, Radioterapia e, em alguns casos, o transplante de medula óssea.

Cirurgia? Não, o transplante não é feito através de cirurgia. Se é que eu posso falar desse jeito, parece uma transfusão de sangue. Sem dúvida, até chegar o momento do transplante em si, alguns outros procedimentos médicos são realizados, mas nenhum envolve uma cirurgia.

A partir do transplante, o paciente deverá seguir com acompanhamento médico, pois existe uma alimentação controlada, medicamentos, e posteriormente, a vacinação deverá ser refeita. É uma nova vida nascendo...

Falando como paciente e de forma resumida, a doença e o tratamento é basicamente esse, porém para maiores informações, quero indicar o site da ABRALE que apresenta orientações detalhadamente, não só no aspecto médico, mas jurídico também.

Falar em câncer é uma coisa delicada e até um tempo atrás nem a palavra era pronunciada, porém como você pode ver o final da estória mudou e hoje superada a fase mais difícil eu posso estar aqui e oferecer a minha experiência como uma luz pra espantar esse fantasma da escuridão.

Obs.: acabo de receber um livro, “Força na peruca. Tragédias E Comédias de um Câncer”, da Mirela Janotti, que relata sua experiência diante da doença. Prometo ler e comentá-lo.

6 comentários:

  1. Querida Ana,
    estou adorando acompanhar o seu Blog. Sinto como se eu estivesse conversando pessoalmente com voce. Sua vóz serena, tranquila, suave, mas sempre transmitindo muita força e coragem. Beijo querida amiga. Márcia Inês

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viu só como vc aprendeu rapidinho a entrar no blog!Obrigada, volte sempre. Bjs Marcinha.

      Excluir
  2. Ana,
    a melhor coisa é poder passar nossa experiência e ajudar outras pessoas...exames tão simples para detectar e 2 anos se passaram sem um diagnóstico certo.
    O mais importante é q vc teve um final feliz para esse cpítulo de sua vida e as outras pessoas podem ter também!
    Bjos da prima q te ama!

    ResponderExcluir
  3. É isso aí, Nise. E se a minha experiência servir para ajudar outras pessoas, esse será um benefício a mais nesse aprendizado.Gde bj pra vc.

    ResponderExcluir
  4. oi ana, conheço um pessoal da ABRALE, eles são ótimos mesmo! que bom que vc esteve em boas mãos, bjos JANAINA DE CARVALHO.

    ResponderExcluir
  5. Jana, vc lembra q foi vc q me indicou a ABRALE? E eu gostei tanto q agora estou recomendando.O tratamento eu fiz com a equipe da Santa Casa (amo, de paixão), mas as informações acho q só dp é q pude assimilar pelo site da ABRALE. Bjs.

    ResponderExcluir