segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Viajando nesse fantástico universo

Viajar sempre foi uma das minhas paixões. Não importa para onde. Longe ou perto, dentro ou fora do Brasil. E o que me encanta nas viagens é conhecer diferentes culturas, os hábitos, costumes,mas principalmente as pessoas.

Sou uma apaixonada pelo Ser Humano. Ou uma curiosa, quem sabe? O fato é que últimamente, por compromissos de família, tenho ido para São Vicente semanalmente. E de ônibus. O que significa uma ótima oportunidade para conhecer pessoas.

E a cada viagem um universo humano fantástico se apresenta para mim. Por exemplo, a senhora evangélica que estava indo a Santos buscar uma paciente que viria para o Hospital das Clínicas para tratamento. Ela não fazia isso como trabalho, não. Era uma ajuda que ela iria prestar a alguém que necessitava de acompanhamento e não tinha um familiar que pudesse ir junto.
Me contou também de um senhor de quem cuidou durante anos, e que a família por medo de vê-la incluída no testamento, deu um jeito de afastá-la da casa.

E a senhorinha Portuguesa de 80 anos, que viajava sozinha para sua casa no litoral e me contava seus feitos como dona de um restaurante, e exibia uma saúde e lucidez que causavam inveja a qualquer jovem, e que me "adotou" como parente e conversava com a intimidade de grandes amigas!!! 

Intimidade? Esse foi o tempero do meu encontro com uma mulher especialmente "espetaculosa". Quando eu entrei no onibus, fui recebida por ela com grande entusiasmo dizendo: "Que bom que você está aqui!!!" Como se eu a conhecesse. Mas se não conhecia, passei a conhecê-la profundamente, pois ela me contou tim por tim a sua vida e o motivo da sua vinda para São Paulo. Assistir a um show do cantor Amado Batista...

Caridade? Saudosismo? Oba-Oba? Não importa a marca registrada de cada uma dessas pessoas, o que prá mim é maravilhoso em tudo isso, é a oportunidade de conhecer, vivenciar e desvendar esse fantático universo humano.


Viagens





Nenhum comentário:

Postar um comentário