terça-feira, 28 de janeiro de 2014

O milagre da Educação

SOCORRO! PAPAI VIROU PETISTA!
 
"O pai chega em casa vestindo uma camisa do PT. Entra no quarto do filho e beija o retrato de Che Guevara na parede.
O rapaz espantado pergunta:
- Que é isso, paí? Ficou maluco? Logo você, reaça e burguês convicto, vestindo a camisa do PT?! E ainda beijando o Chê?!

- Que nada, filho, agora sou petista! Conversamos tanto sobre o partido que você me convenceu. PT! PT! VIVA O PT! - grita o velho.


O rapaz, membro do DCE da universidade, onde há oito faz um curso de quatro anos, e fiel colaborador da JPT, não se aguenta de tanta alegria.


- Senta aí, companhêro. Vamos conversar. Que milagre foi esse?


O pai senta-se ao lado do filho e explica:


- Pois é, cansei de discutir, reconsiderei tudo e passei a achar que você tem razão. Por falar nisso, lembra do Luís, aquele que lhe pediu dois mil reais da sua poupança emprestados para dar entrada numa moto?


- O que tem ele? - pergunta o filho.


- Então, liguei para a casa dele e perdoei a dívida. E fiz mais. Falei que ele não precisa se preocupar com as prestações, pois vou usar oitenta por cento da sua mesada para pagar o financiamento.


- Pai! Você ficou louco? Pirou?


- Filho, lembre-se de que agora nós somos petistas. Somos peritos em perdoar dívidas e financiar o que não é nosso com dinheiro que não é nosso. Temos que dar o exemplo. E tem mais. Passei 49% do seu carro para sua irmã. Vendi pra ela quase a metade do seu carro. Dessa forma você continua majoritário, mas só pode usá-lo em 51% do tempo.


- Mas o carro é meu, papai. Você não pode fazer isso. Não tem o direito de vender o que não é seu.


- Tenho, sim. Nossa presidenta fez isso com a Petrobrás e você foi o primeiro a apoiar. Só estamos seguindo o caminho dela.


O garoto, incrédulo e desolado entra em desespero, mas o pai continua:


- Outra coisa, doei seu tablet e seu smartphone para os carentes do morro. Agora eles vão poder se conectar.


- Pai, que sacanagem é essa?


- Não é sacanagem não, filho. Nós petistas defendemos a doação do que não é nosso, lembra? Doamos aviões, helicópteros, tanques, terras... O que é um tablet e um smartphone diante disso?


Prestes a entrar em colapso, o garoto recebe a última notícia:


- Filho, lembra daquele assaltante que ameaçou você de morte, espancou-o e roubou seu celular? Vou agora mesmo retirar a queixa e depois para a porta da cadeia exigir a soltura dele, dizendo que é inocente.


- Pai, pelo amor de Deus, você não pode fazer isso. O cara é perigoso!


- Perigoso nada, isso são os direitos humanos que nós pregamos, filho. Somos petistas com muito orgulho.


- Mas o cara me espancou, me roubou, pai!


- Alto lá! Não há provas disso. Não estamos em estado de exceção. O rapaz é inocente. Nós fizemos a mesma coisa com os companheiros acusados do mensalão.


- Mas ele estava armado quando a polícia chegou!


- E daí? Ele estava armado, mas quem prova que a arma era dele? A revista Veja? Isso é coisa de reaça, filho.


- Papai, você ficou doido!


E o pai finaliza:


- Fiquei doido?! Na hora de defender bandido que roubou a nação você é petista, mas se roubarem você, deixa de ser. Na hora de doar, perdoar dívidas e fazer financiamentos com o que é dos outros, você é petista. Mas se fizer o mesmo com você, deixa de ser. Na hora de dilapidar o patrimônio nacional, vendendo o que é mais precioso e não pertence ao PT e sim ao povo, você é petista, mas se vender metade do que é seu, você deixa de ser.


Dito isso em tom forte, passou a bradar:


- Então, seu cretino, aprenda a assumir suas ideias. Vagabundo! Ordinário! Salafrário! Pegue suas coisas e suma desta casa. Vá ver se consegue viver por conta própria e não da mesada que lhe dou.

- Vou pra onde, papai? - perguntou chorando.

- Isso não é mais assunto meu. Agora você passa a ser um dos sem-teto que você tanto defende, seu moleque. E vai se consultar com médico cubano, porque também cancelei seu plano de saúde.


Dois dias depois o moleque bateu na porta curado. Não era mais petista e não havia mais DCE ou JPT. E nem chamava o pai de reaça.


O milagre da educação aconteceu".



Há algum tempo eu queria registrar aqui no blog o meu sentimento em relação à violência diária que nós temos vivido. Hoje recebi esse texto que compartilho com todos, pois acredito que o Milagre da Educação pode produzir bons frutos, e ele começa em casa, corrigindo as contradições que cada um vive. 








Agradeço a Ricardo Oscar V. Chudo pelo texto. 

5 comentários:

  1. rsrsrsr, Ana eu estou rindo sozinha aqui... pior que é desse jeitinho mesmo, socialismo, só com o dos outros né ???

    Adorei , e concordo, tudo começa em casa...

    Bjus 1000 querida e obrigadaaaaaaaaaaaa pelo carinho no meu niver !!!!

    ResponderExcluir
  2. Pois é Pepa, são os eternos adolescentes!!! Crescer prá que, não é? Bjs.

    ResponderExcluir
  3. .


    Ana, sempre que venho aqui
    eu fico babando com os seus
    textos, sabia?

    Faça-me uma visita e saberá
    como uma uma pessoa sozinha
    pode provocar uma guerra, manter
    a sua família e seus amigos na
    mesma trincheira e sair vitorioso
    no final.

    Ah, gostei do seu blog e por isso
    o estou seguindo.

    Siga o meu também, vai!

    Beijos do Palhaço Poeta.






    .

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Sílvio. É muito bom quando um momento nosso de inspiração provoca uma emoção em alguém. A vida é isso. Só vale a pena quando é capaz de despertar emoções. Seja bem vindo.

    ResponderExcluir
  5. Bitcoin nasıl alınır konusunda bilgi sahibi olmak isteyenler, kripto para borsalarında işlem yaparken yatırım yapacakları kripto paraların siber güvenlik önlemlerine ve güvenilir ağ altyapısına dikkat etmelidir. Bitcoin nasıl alınır sorusunu soranlar, kripto para yatırımlarında başarı için yatırım yapacakları kripto paraların token ekonomisini, arz ve talep dengelerini değerlendirmelidir.

    ResponderExcluir