terça-feira, 3 de abril de 2012

Lembrança de Páscoa




Boa parte da minha infância, eu passei férias em Bertioga, litoral norte de São Paulo. Mesmo morando no litoral, não importava se era verão ou inverno, nosso destino era a praia.

Hoje, você fala de Bertioga e todo mundo associa com a Riviera de São Lourenço, mas eu falo de uma época em que esse era apenas o nome da praia, pois ainda não existia nem a Rio-Santos, e o nosso caminho era pela estrada de Santos até Bertioga, incluindo duas balsas. E filas in-ter-mi-ná-veis....

Esse era um tempo também em que se acampava na praia. É isso mesmo, não tinha camping, era na areia mesmo e o banho era de rio ou de mar. Famílias se agrupavam num canto da praia e ali se formava uma comunidade que passava a conviver por alguns dias. Sem o menor problema com segurança!!!

Um dos nossos cantos era o do Forte São João. Que delícia. Quanta macarronada nossas mães prepararam ali. E nessa época não éramos considerados “Farofeiros”, não. Foi ali também que eu dirigi um carro pela 1ª vez. Que maluco era o meu pai! Dentro do Aero-Willis ia só eu, entre o mar e o rio. Era ou não era doido varrido?

Uma imagem ficou gravada na minha memória, e é de uma 6ª feira Santa. Nós voltávamos da missa e, da rua que levava à praia já podíamos ver a lua. Linda, imensa, alaranjada, lua cheia, em cima do mar. Aquela bola enorme, formando uma esteira de luz sobre a água, clareando todo aquele pedaço de céu.

São lembranças maravilhosas que eu tenho de uma infância e adolescência tão rica dessas situações e de uma liberdade de viver, que infelizmente eu não consegui reproduzir com as minhas filhas. Até mesmo porque hoje nós não estamos seguros em lugar algum.

Obrigada meu pai e minha mãe, que me mostraram o prazer imenso de viver ricamente com tão pouco.


Agradeço pelas imagens à: turismo.culturamix.com ; trekearth.com e sitedecuriosidades.com

2 comentários:

  1. oi prima, olha eu aqui novamente...me lembro q acampei no pereque.foi uma farra, que delícia era aquela época.bjo, te amo.

    ResponderExcluir
  2. É verdade. O Perequê era outro dos nossos "cantos". Que bom que vc tb aproveitou aquele período. Bjs minha fiel seguidora.

    ResponderExcluir