segunda-feira, 5 de agosto de 2013

A bicicleta da Roda Quadrada

Eu já comentei aqui no blog a respeito da minha família. Mais recentemente no post Amados Farofeiros. E agora eu quero contar prá vocês

AS HISTÓRIAS DO TIO TONINHO

Não se trata de um personagem não. É o meu Tio Toninho mesmo. Aquele que eu mostrei prá vocês na sua primeira viagem de avião (Quanto vale um sonho). Lembram?

Tio Toninho
























Pois é, o Tio Toninho é de uma geração onde criança era criança mesmo. Que muitas vezes fabricava o seu próprio brinquedo ou improvisava, que subia em árvore, comia as frutas no próprio pé, andava descalço na terra, tomava água na torneira, e tinha suas responsabilidades também. (Não, essa das tarefas fica prá depois).

Ele é irmão da minha mãe. O caçula dos homens, de uma família de sete filhos, que  tem suas origens em  Portugal  e Espanha, e  que teve  a sua infância na década de 40.

Justamente por ser o caçula, a diferença de idade com a irmã mais velha era de 12 anos. Tempo suficiente para ele ser um garoto quando ela já estava em fase de namoro. É, naquele tempo se casava cedo demais.

Mas a primeira história do meu querido tio, é a da Bicicleta da Roda Quadrada!?!?...

Apesar de nós estarmos falando de um tempo tão longo, mudam os tempos, mas os costumes permanecem. E lá também, namorado tinha que agradar a família. E principalmente os irmãos mais novos, afinal.....

E foi baseado nisso que o meu pai, candidato a noivo da minha mãe naquela época, quis agradar o futuro cunhado lhe presenteando com uma bicicleta. Não era nova, é verdade, mas prá quem não tinha nenhuma, era um presentão!!!

Não se sabia porém, que faltava uma roda na bicicleta. Como assim? Pois é, como meu pai gostava muito de esportes, participava de algumas corridas, e vinha namorar de bicicleta, a dita cuja não era mais assim uma Brastemp...

Isso não era problema. Mandaram construir uma roda de madeira. Só que ninguém avisou que era quadrada. (Eu falei que a família era de origem Portuguesa).

Foi daí que o meu querido tio teve que, digamos assim, amaciar a roda da bicicleta. Foram tantos trancos e solavancos e bate bate daquela roda pelo chão, pelo mato, pelos caminhos de pedras, que ela acabou ficando redonda. Pode?

Esse é o meu Tio Toninho. Essa é a minha família. Cheia de histórias. Essa é apenas a primeira que eu quero contar prá vocês e mostrar que a minha alegria de viver, o meu encantamento com a vida, vem dessas histórias maravilhosas que eu ouvi ou que eu vivi junto com todos eles.


Aguardem a próxima aventura....

11 comentários:

  1. Esse ser iluminado é meu pai!!!
    Conta maisssssssss!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! Eu sou a Denise, filha do Toninho e prima da Ana.

      Excluir
    2. Toda orgulhosa do Paizão....e ele merece, ele é mesmo iluminado.
      Eu quero contar mais sim. Vc tem alguma que eu não conheça? Bjs, Nise.

      Excluir
  2. Gracinha este seu Tio Toninho. Bjo. Márcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc nem imagina o q tem de história por aí...Bjs,Marcinha.

      Excluir
  3. Querida prima Anitcha,
    Meu pai tem muitas histórias, ainda ontem fomos almoçar fora juntos e na volta ele contou sobre uma pia de granito seminova que ele comprou lá pra Juquey na época da construção.
    Só que a pia caiu de cima do caminhão na Rio Santos e quando chegou lá em Juquey, o motorista só entregou a cuba de inox pra ele com alguns pedaços do granito.
    Ontem rimos muito !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa história contada por ele, com certeza dá risada não só um almoço mas o jantar tb. Bjs.

      Excluir
  4. Bom dia!!!Muito legal ouvir histórias,principalmente as de família.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Maria. E são histórias de uma pureza e simplicidade tão genuínas que encantam. Obrigada pela visita. Bjs.

      Excluir
  5. Ana, em primeiro lugar, parabéns pela netinha!
    Que venha com muita saúde e com certeza vai alegrar mais ainda a vida da família e também se alegrar muito ouvindo as histórias que vocês irão contar prá ela. Histórias como essa de seu "Tio Tonico" e que contribuirão prá enriquecer a história de vida dessa criança já tão amada e tão esperada.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. É verdade Chris, o nosso encantamento é enorme, não só por esse ser q está chegando, mas pelo milagre da vida.Obrigada amiga. Bjs.

    ResponderExcluir